Psoríase!

Psoríase!

16/07/2020 às 20:42:24

A psoríase trata-se de uma doença de pele crônica, não contagiosa e cíclica, períodos de crises ou alívio dos sintomas. Sua causa não é determinada, mas acredita-se que esteja ligada a fatores genéticos, deficiências no sistema imune e a interações ambientais.⠀
⠀⠀⠀⠀
 As características e locais das lesões variam conforme os tipos de apresentação da doença.

Existem diversas formas de apresentação, dentre elas estão: ⠀
⠀⠀⠀

•  Em placas: O tipo mais comum com lesões em placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas que atingem todas as partes do corpo, inclusive as genitais; ⠀
  • Ungueal: pode afetar as mãos e os pés. Elas podem crescer de forma anormal, ficar mais grossas e com escamas, sofrer mudança na coloração e em sua forma;
  •  Do couro cabeludo: Surgem áreas avermelhadas com escamas espessas branco-prateadas, as escamas podem ser notadas nos fios do cabelo por desprenderem-se do couro;
  •  Invertida: São avermelhadas e comuns a áreas úmidas como axilas, virilhas, embaixo dos seios e ao redor dos genitais;⠀

⠀A depender do grau da doença, ela pode estar associada a outras doenças como a artrite psoriática, doenças metabólicas, doenças gastrointestinais e distúrbios do humor.⠀
⠀⠀⠀⠀
 O quadro tende a piorar no inverno, devido ao tempo frio que favorece o ressecamento da pele, agravando as lesões.⠀